O vereador e presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael (Podemos), fará a abertura do primeiro Fórum Municipal de Segurança Pública e Cultura de Paz, no dia 24 de março, às 9 horas, no legislativo municipal.
Idealizado pelo vereador, por meio da resolução 33/2021, o encontro discutirá políticas públicas de segurança, violência contra a mulher e cultura de paz em Itapevi. O evento é gratuito e aberto ao público.
Segundo o vereador, “esse será um espaço perene de articulação para entidades, políticos, técnicos em segurança pública, movimentos sociais, coletivos, organizações da sociedade e pesquisadores debaterem sobre diferentes fatores da violência e propor melhorias para a segurança em nossa cidade”, explicou o Professor Rafael.
A primeira edição do fórum terá a participação do secretário municipal de segurança de Itapevi, Mantovani Franco; do Coronel Villardi; da Delegada da Mulher de Itapevi, Dra Francini Ibrahin; da professora e pesquisadora, Katia Bizan; do Delegado de polícia titular de Itapevi, Doutor Aloysio Neto e do Instituto Sou da Paz, Daniela Tsuchida.
Comissão Temporária de Segurança e Cultura de Paz
O fórum é um desdobramento das ações da Comissão Temporária de Segurança e Cultura de Paz, presidida pelo vereador Professor Rafael, que em 2021 analisou dados públicos e apurou casos de violência doméstica, feminicídio, crimes sexuais contra vulneráveis, preconceito racial, LGBTfobia, latrocínio, furto e roubo em Itapevi.
Mesmo após o encerramento dos trabalhos da comissão temporária, a busca por melhorias na segurança pública em Itapevi seguiu, pois segundo o Professor Rafael, “é preciso dar à sociedade uma resposta sobre as melhorias esperadas pelos itapevienses na segurança pública, por meio da revisão das leis municipais e na busca por parcerias com os governos estadual e federal. Um trabalho constante e de muito diálogo com todos”, apontou o presidente.