Cotia chega a 70% das crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose da vacina anticovid Destaque

- Postado, Terça, 22 Fevereiro 2022 13:06 Por
Cotia chega a 70% das crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose da vacina anticovid Foto: Alexandre Rezende/Secom-PMC

Em Cotia, 70% das crianças com idade entre 5 e 11 anos já receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O resultado, segundo a Secretaria de Saúde, é um sucesso, considerando que todas as crianças desta faixa etária começaram a ser vacinadas em 29 de janeiro. A campanha, no entanto, começou a atender crianças do grupo prioritário no dia 17 de janeiro. Entre os adolescentes, de 12 a 17 anos, o percentual de cobertura com a 1ª dose é de 92%, enquanto que 73% concluíram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.

“Assim que o Plano Nacional de Imunização determinou o início da vacinação das crianças, Cotia iniciou este atendimento com o recebimento das doses. Felizmente, o processo caminhou relativamente rápido e, poucos dias depois de iniciarmos a vacinação do grupo prioritário, já foram enviadas doses para a vacinação de todas as crianças com idade de 5 a 11 anos”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia. “Este resultado mostra o comprometimento da população com o combate à pandemia. Só vamos vencer se todos, ou pelo menos a maioria, aderirem às orientações das autoridades em saúde”, completou.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 acontece em todas as UBS’s de Cotia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. As crianças devem estar acompanhadas por um responsável e é preciso apresentar documento oficial, caderneta de vacinação, comprovante de endereço e CPF ou Cartão do SUS. Caso a criança não tenha, será obrigatório apresentar a Certidão de Nascimento.

Esquema vacinal completo só com duas doses

Os responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos devem ficar atentos à data anotada no cartão de vacina para não perder a segunda dose contra a Covid-19. Como acontece com adolescentes e adultos, as crianças também só concluem o esquema vacinal quando recebem as duas doses do imunizante. Para receber a 2ª dose, basta comparecer à UBS com o cartão de vacina da 1ª e documento.

O intervalo da vacina do Instituto Butantan (Coronavac) é de 28 dias entre as doses. Já o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose do imunizante da Pfizer é de oito semanas para as crianças.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos) o intervalo entre as doses da Pfizer é de 21 dias; já a 2ª dose da Coronavac deve ser aplicada em um intervalo de 28 dias para esta faixa etária.

 

 

 

 

Redação:

Av. Carmine Gragnano, 148,  Sala 7  

Jandira, SP (Centro) 

CEP 06600-010 

Fone: (11) 4707-2111 

redacao@opaulista.net