Imprimir esta página

Nos últimos 8 anos a cidade promoveu a qualificação profissional e contratou mais de 3 mil estagiários Destaque

- Postado, Quarta, 25 Agosto 2021 07:08 Por
Nos últimos 8 anos a cidade promoveu a qualificação profissional e contratou mais de 3 mil estagiários Fabiano Martins/Secom/PMSP

Santana de Parnaíba possui um dos maiores programas de estágio de toda a região, além de equipamentos e programas que garantem oportunidades de desenvolvimento e a geração de renda

O Dia Nacional do Estagiário é comemorado no dia 18 de agosto, a data foi criada por meio do decreto nº 87.497 de 1982, nesta data Santana de Parnaíba pode comemorar o fato de possuir um dos maiores programas de estágio de toda região já que, nos últimos 8 anos, aproximadamente 3 mil estagiários passaram pela prefeitura e tiveram a oportunidade do primeiro emprego. 

Atualmente, são cerca de 500 pessoas entre Ensino Médio e Superior. Fora todo o trabalho em prol da oportunidade do primeiro emprego, a prefeitura vem investindo na base de cada jovem e adolescente do município, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho, com diversas ações e programas que têm feito o diferencial na formação do cidadão.

Em março de 2021, foi lançado o programa “Cidadão do Futuro”, ação que é desenvolvida por meio do Fundo Social de Solidariedade e visa oferecer oportunidades de emprego para os jovens a partir dos 14 anos de idade. 

Além de todo aprendizado adquirido no dia a dia de trabalho, semanalmente, os jovens terão que manter frequência nos cursos de capacitação e qualificação profissional que serão oferecidos pela administração municipal, como o Parnaíba Idiomas. Implantando em 2013, o Programa Guarda Mirim, Parceiro do Futuro é uma ótima oportunidade para os jovens a partir dos 14 anos de idade. Eles passam por um treinamento de 240 horas com temas como: Noções de Ética e Cidadania; Informática; Primeiros Socorros; Administração; Operador de Telemarketing; Educação no Trânsito; Coaching; Combate ao Incêndio, entre outros. 

Outro ponto bastante interessante que é desenvolvido ainda na base para a formação de um cidadão mais competitivo no mercado de trabalho, são as aulas de robótica oferecidas gratuitamente em 14 colégios municipais para mais de 7 mil alunos do ensino fundamental e médio. 

Fora isso, a cidade possui também a Escola Pública de Idiomas com aulas de inglês, espanhol e mandarim, além da plataforma digital, totalmente gratuita, Parnaíba Idiomas, com aulas de inglês, espanhol, italiano e francês ao alcance de qualquer cidadão que visam tornar munícipes bilingues. Santana de Parnaíba, nos últimos anos, teve um salto muito grande no quesito polos universitários, a cidade passou de uma única instituição para 12 no seu total, tudo isso impacta diretamente na formação dos jovens. 

A Fatec, por exemplo, é um ensino profissionalizante que visa oferecer aos jovens cursos voltados à indústria 4.0, bem como as duas Etecs com cursos em diversas áreas como Contabilidade, Gestão de Projetos, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas e Recursos Humanos. Em 2019, a prefeitura lançou outro programa para dar mais dignidade aos cidadãos parnaíbanos, o Projeto Crescer que já impactou mais de 2000 famílias, auxiliando aqueles que se encontram em vulnerabilidade social na recolocação no mercado de trabalho e qualificação profissional. 

Todas essas ações impactam diretamente no crescimento profissional dos munícipes, trazendo oportunidades para que possam estar mais preparados para o mercado de trabalho e que a cidade seja destaque na preparação dos jovens desde o início da sua carreira. Não à toa, no Ranking Connected Smart Cities, divulgado pela Urban Systems em 2019, a cidade aparece como a 3ª melhor em capital humano do país.