Imprimir esta página

Com obras aceleradas Novo Hospital Municipal começa a ganhar forma e terá mais de 200 leitos Destaque

- Postado, Quinta, 19 Agosto 2021 09:17 Por
Com obras aceleradas Novo Hospital Municipal começa a ganhar forma e terá mais de 200 leitos Dario Souza / Secom-PMSP

Para oferecer toda a atenção necessária e um serviço de pronto atendimento cada dia melhor aos parnaibanos, desde o final do ano passado, a administração municipal iniciou as obras de construção do tão sonhado Hospital Municipal. 

Com mais de 13 mil m², a nova unidade abrigará o Pronto Socorro Infantil, Pronto Socorro Adulto, a Maternidade Municipal e contará com uma ampla e completa infraestrutura para o atendimento dos parnaibanos. 

Localizado em um ponto estratégico, na Avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e com a ponte que dá acesso a diferentes regiões da cidade, o novo hospital será de média complexidade e terá condições para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte. 

O equipamento de saúde contará com ambientes como recepção; triagem; consultórios para atendimento adulto e infantil; área de imagens, isolamento e observação; área administrativa; ala completa da maternidade; centro cirúrgico, além de aparelhos para a realização de raio-x, ultrassonografia e tomografia e 200 leitos divididos em quartos duplos, dos quais 26 serão de UTI. 

Com 100% dos recursos para a execução reservados desde o ano passado, a obra teve início no final de outubro de 2020 com a demolição da antiga sede da Avemare e o começo dos trabalhos de terraplanagem.

Em dezembro do mesmo ano, aconteceu a cerimônia de implantação da Pedra Fundamental, que marcou o princípio da edificação de uma das mais esperadas obras da história da cidade.

De lá para cá já foram concluídas as fundações e no dia 16 de julho deste ano foi instalado o primeiro pilar. 

Atualmente os trabalhos de fixação e montagem dos pré-moldados e lajes seguem sendo realizados, totalizando cerca de 28% de execução da obra. 

O Novo Hospital, que contará com um efetivo de cerca de 1300 profissionais e quase 100 vagas de estacionamento, está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2022.

Investimentos em saúde nos últimos anos

Nos últimos 8 anos a administração municipal tem realizado uma série de investimentos na pasta com ações como a implantação do prontuário eletrônico e sistema de agendamento eletrônico, a realização do Programa Bebê Passo a Passo, que em conjunto com o “Mãe Parnaíbana” fez com que a cidade se tornasse uma das que mais reduziu a mortalidade e a número 1 no combate a mortalidade materna no Brasil, além da Farmácia Todo Dia. 

Fora isso, ainda foram entregues 25 novos equipamentos públicos para o cuidado direto com o bem-estar e qualidade de vida dos parnaibanos, entre os quais estão o Centro de Saúde da Mulher, o Pronto Socorro Infantil, o AME Parnaíba, as novas UBSs dos bairros Refúgio dos Bandeirantes, Cururuquara, Ingaí, Chácara das Garças, Sítio do Morro, Jaguari, Centro e Alphaville. 

Na extensa lista de novas unidades de saúde constam ainda a UPA Fazendinha, os Centros de Especialidades Odontológicas e Funcional Integrado em Saúde — CEFIS, Complexo da Saúde, entre outras. Todas essas realizações fizeram com que a cidade alcançasse um patamar de excelência em saúde, sendo nclusive considerada Conceito A pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Além disso, de acordo com o Centro de Liderança Pública — CLP, o município ocupa a 8.ª colocação no Brasil no pilar Qualidade da Saúde entre as cidades do grupo 2.

 

 

 

 

Créditos

 

Última modificação em Quinta, 19 Agosto 2021 09:20